Curiosidades

Tudo sobre o copo Pint

copo pint

Recentemente falamos sobre a incrível espuma a coroar um belo Pint de Guinness, agora é a vez de esclarecer o que é afinal um Pint e qual a origem dessa palavra.

E nada melhor do que começar tudo isso com a pronúncia correcta: a representação fonética /paint/ com o som aberto da mesma forma que se pronuncia “five”, por exemplo, e não “pint” como já vi várias pessoas pedindo em pubs por aí. 

Agora que já sabes como pedir um correctamente, é bom saber que, dependendo do lugar onde pedires um pint, poderás receber uma quantidade diferente de cerveja. Não, não estás a ser enganado, simplesmente estás a pedir em sistemas métricos diferentes: um pint, na verdade, é uma unidade de medida de volume que corresponde a aproximadamente 568ml no Reino Unido e na Irlanda e 473ml nos Estados Unidos. Essa quantidade varia porque o pint é uma unidade derivada e, consequentemente, a capacidade do copo em cada um desses lugares varia da mesma forma. 

copo pint

O tipo de copo também pode variar, desde os mais altos, como o Conical (ou Imperial Pint), com formato cônico reto e muito usado pelas marcas americanas, passando pelo Nonic, que difere do Conical apenas por ter um anel mais saliente, que facilidade para segurar e evita que copos fiquem grudados quando empilhados, até o English Pint, o famoso copo da Guinness, um pouco menor (com capacidade para aproximadamente 454 ml) e levemente curvado. De qualquer forma, o Pint é o copo ideal para servir diversos estilos ingleses, especialmente as Ales, Bitters e Stouts.

Subscreva-te agora na Hops Club e tenha uma experiência cervejeira diferente todo mês. Saiba mais clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.