Curiosidades, Estilos

Descobre tudo sobre cervejas de inverno

cervejas de inverno

Sabemos que quando as temperaturas começam a cair vertiginosamente, o apelo das Pilsners frescas vai perdendo força e, para muitas pessoas, beber cerveja torna-se quase inimaginável. Mas lembramos então que até no frio da Rússia os gajos bebem cerveja o ano todo (aliás, cerveja só passou a ser considerada uma bebida alcoólica na Rússia recentemente; pra eles, qualquer coisa com menos de 10% de álcool era considerada comida!) e chega a dar vergonha das vezes que pensamos em evitar uma bela cerveja só por causa do frio. Agora conhecerás um pouco mais sobre cervejas de inverno.

A verdade é que cerveja é tão bebida de inverno quanto é de verão, a questão é encontrar rótulos e estilos que possam ser devidamente apreciados nos dias mais frios. Não é por acaso que várias fabricas produzem estilos sazonais de inverno, enquanto muitas outras produzem esses estilos o ano inteiro. Cervejas de estilos ditos de inverno normalmente são mais potentes, encorpadas e mais alcoólicas, o que ajuda a trazer aquela sensação de aquecimento leve que outras “bebidas de inverno” também proporcionam. 

Aqui cabem muito bem estilos como Bock e Doppelbock, Weizenbock, Dubbel, Tripel Strong Dark Ale, Old Ale, Barley Wine, bem como os variados estilos Stout. Vale lembrar que essas cervejas são  melhor degustadas a temperaturas mais elevadas e em copos adequados, não apenas porque isso traz a sensação de aquecimento tão desejável nos dias mais frios, mas também porque elas costumam apresentar um perfil mais valorizados ao serem consumidas em um copo que facilite a volatilização dos compostos aromáticos e numa temperatura que permita a evolução dos mesmos.

E o melhor: se essas cervejas sozinhas já ficam excelentes, combinadas com outras delícias do inverno, então, elas ficam sensacionais, como uma boa harmonização de cervejas e queijo.

cervejas de inverno

Quem é subscritor da Hops Club vai receber um belo exemplar de cerveja de inverno na box de Abril. A Bela Flanela é uma Winter Ale de uma das mais inovadoras marcas de Portugal, a Dois Corvos. O drinkability desta cerveja é brutal e vai fazer sentir-te aconchegado ao lado de tua lareira. Faça tua subscrição aqui.

One thought on “Descobre tudo sobre cervejas de inverno

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.