Curiosidades

Conheça a consagrada cerveja Guinness

guinness

Um dos fenômenos mais fascinantes do mundo (ou pelo menos do meu mundo) é a cascata de bolhas que se forma no copo Pint ao servir uma Guinness.

Que a Guinness é uma das cervejas mais consumidas no mundo, provavelmente já sabes, e também já sabes que é uma cerveja do tipo Dry Stout com intenso aroma de café e que forma uma das espumas mais cremosas que já se teve notícia. Mas como a Guinness consegue formar uma espuma tão consistente, quase sólida? E por que as bolhas parecem formar uma cascata enquanto a espuma se assenta? A ideia hoje é resolver todas essas curiosidades, mas, para isso, vamos ter quase um aulinha de físico-química.

guinness

Primeiro, sobre a consistência da espuma, o segredo é que a Guinness contém nitrogênio (N2), e não apenas dióxido de carbono (CO2). O CO2 é formado durante a fermentação e está naturalmente presente nas cervejas, normalmente dissolvido e, ao servir a cerveja, formando as bolhas e a espuma a que estamos acostumados. O N2, por ser menos solúvel na cerveja, acaba por ir direto para a espuma no momento em que a Guinness é servida e, por formar bolhas menores, produz uma espuma tão compacta! Não é fixe?

E como o N2 tem um mecanismo de difusão diferente do CO2 no líquido, acaba formando o efeito cascata que enxergamos: no centro do copo as bolhas, na verdade, migram para cima (que é o que enxergamos em qualquer cerveja), mas ao chegarem ao topo elas movem-se para o lado até chegarem perto da lateral do copo, depois para baixo (parecido com um movimento de convecção de fluídos). 

guinness
Foto: Instagram oficial da marca.

E a Guinness em lata? Bem, aqui o segredo é que dentro da lata existe uma bolinha com um furo bem pequeno cheio de nitrogênio. Assim, enquanto a lata está fechada, a pressão interna é maior do que a externa, e o nitrogênio fica dentro da bolinha. Mas, quando a lata é aberta, a pressão interna cai e o nitrogênio sai da bolinha e se difunde pelo líquido, formando o espetáculo que já conheces.

Bom, depois de tudo isso, só posso deixar de sugestão um brinde ao nitrogênio na próxima vez que abrires uma Guinness!

Descobre tudo sobre cervejas de inverno

One thought on “Conheça a consagrada cerveja Guinness

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.